top of page

    A integração da ciência e tecnologia com os biomas brasileiros na educação básica é crucial para promover conscientização ambiental, desenvolvimento sustentável e inclusão social, especialmente em comunidades vulneráveis de Alagoas, como favelas, comunidades ribeirinhas, indígenas e quilombolas. A educação ambiental voltada para biomas como a Mata Atlântica, Caatinga e manguezais ajuda jovens a desenvolver um senso de pertencimento e responsabilidade pela preservação ambiental. A 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) de Alagoas em 2024 abordará esses temas com atividades como Ciência Móvel, oficinas e mostras culturais em 16 municípios, incluindo escolas e comunidades vulneráveis, visando fortalecer a conservação dos recursos naturais e a participação cidadã.​

PORTAS ABERTAS

Ocorre a partir da inserção de alunos, de escolas públicas e particulares da capital e do interior do estado, aos espaços experimentais das IES participantes do evento. Oferta esta modalidade de eventos o Centro Universitário Cesmac, através da Coordenação Geral de Integração Educação Superior e Ensino Básico, com seus campi em Maceió e Marechal Deodoro e, as suas Faculdades Agreste e Sertão, localizadas em Arapiraca e Palmeira dos Índios, respectivamente. A UNCISAL também ofertou a modalidade Portas Abertas.

CICLO DE PALESTRAS

Palestras, oficinas e minicursos sobre a temática Ciência, Tecnologia e Inovação em prol do Desenvolvimento Sustentável, que foram oferecidas por docentes e discentes do Ifal – campus Maceió, tendo como público-alvo os alunos do IF e a comunidade em geral. 

CIÊNCIA MÓVEL

Realização de exposições lúdico-científicas itinerantes nas IES e nas escolas da capital e do interior do estado. As exposições são realizadas por discentes/docentes do Cesmac, da Uneal, da Ufal e da Uncisal, de diferentes cursos de graduação nas áreas de saúde, humanas e exatas, com o propósito de difundir temas relacionados a educação em saúde, educação ambiental, educação jurídica e cidadania, química, biologia, geografia, história e sustentabilidade

MOSTRA DE VÍDEOS

De responsabilidade do Curso de Licenciatura em Química da UNEAL – campus 1, e ocorre mediante a inserção dos licenciandos nas escolas, onde atuarão como tutores científicos na construção dos vídeos educativos e informativos sobre a química e as ODS. O objetivo é promover nas escolas o concurso de vídeos educativos sobre as Ciências Básicas e Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

thumbs.jpeg

Palmeira dos Índios

REALIZAÇÃO

LogoCesmac.png

APOIO

CNPq_v2017_rgb.png
MCTIAssinatura.png
bottom of page