top of page
Imagem1.png

FECiAL

Feira de Ciências de Alagoas

Integrando Ensino e Pesquisa

bandeira-dos-estados-unidos-bandeiras-am
logocesmac.png
mctic.webp
CNPq_v2017_rgb.webp
ppgasa.png
JOGANDO COM O INFOCOVID-19

FERNANDA ALEXANDRE DA SILVA; GABRIELA LIMA DA SILVA; MARIA CLEIDIANE FERREIRA DOS SANTOS; MARIA DANIELMA DOS SANTOS REIS; MARVIN PAULO LINS.

Introdução: A utilização de jogos educacionais aprimora o conhecimento intelectual e cognitivo de forma lúdica, ampliando a aprendizagem adquirida em sala de aula. O jogo “Infocovid19” desenvolvido pela Escola Interativa de Ciências (https://eic.ifsc.usp.br/infocovid19/) apresenta importantes informações sobre a doença causada pelo novo coronavírus (Covid-19), dinamizando o processo de aprendizagem. Objetivos: Apresentar o funcionamento do jogo “Infocovid19” como uma ferramenta de aproximação ao conhecimento científico. Metodologia: A produção do vídeo se deu através de reuniões no Google Meet para discussão e estudo, além da utilização dos aplicativos Canva e Capcut para edição do vídeo. Resultados: Foi elaborado um vídeo explicativo para que os alunos conheçam, acessem e utilizem a plataforma. Conclusão: Dessa forma, o vídeo contribui para divulgar um novo método de ensino, sobre a problemática atual, contribuindo para a construção do pensamento crítico, do raciocínio e da criatividade. 

Palavras-chave: Educação. Tecnologia. Covid-19.

TÓPICOS GERAIS SOBRE GIARDÍASE

ANTHONY BATISTA DE OLIVEIRA LOPES; BRUNA MESQUITA DE MORAES; JOÃO MATEUS SILVA FEITOZA; JHENIFER RAMALHO DA PAZ; TADEU DE SOUZA CARVALHO; THAYS FRANCYERY ANDRADE CARVALHO; VANESSA DOROH ABDALLAH.

A giardíase é uma doença comum no estado de Alagoas causada pelo protozoário Giardia lamblia, transmitido pela via oral-fecal e responsável por acometer o trato intestinal dos humanos. A infecção ocorre através da ingestão das formas císticas do parasito que contaminam água ou alimentos, ou devido a pouca higiene das mãos. Além disso, a sintomatologia desta doença pode não apresentar sinais clínicos ou dispor de sintomas como: diarréia, náuseas, vômitos, dor abdominal, constipação intestinal, irritabilidade, anorexia, fadiga, flatulência e perda de peso. De outro modo, a educação da comunidade tem sido uma das melhores formas para redução da disseminação dos cistos infectantes. Portanto, o objetivo deste trabalho consistiu na criação de um vídeo educativo acerca de tópicos gerais sobre a giardíase. O material de divulgação científica foi desenvolvido na plataforma online Prezi e o vídeo gravado com o auxílio da ferramenta Meet do Google. Como resultado, foram abordadas temáticas como definição, morfologia, ciclo de vida, transmissão, profilaxia, diagnóstico e importância do parasito Giardia lamblia, além da indicação de aplicativos de parasitologia para estudo. Com isso, concluímos que a divulgação científica sobre giardíase e outras parasitoses possuem uma grande importância para diminuir as estatísticas de infecção, em especial entre jovens de 7 a 14 anos que compõem o grupo de risco desta doença.

Palavras-chave: Parasitose; Giardia lamblia; Educação.

YOGA E SAÚDE MENTAL: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Julia BOMFIM, Antônio MARTIN, Luma OMENA, Mariana LINS, Bárbara NASCIMENTO, Laís KUMMER, Kamilly LINS, Gabriela BEIRIZ, Renata CHEQUELLER

A prática da Yoga mostra resultados positivos no tratamento de doenças como a ansiedade e a depressão. Ademais, por ser uma prática de fácil acesso e que pode ser feita em qualquer ambiente, é uma ótima alternativa para o período da pandemia, que teve grande impacto na saúde mental da população. O trabalho teve como objetivo analisar a relação entre a yoga e a saúde mental. Foi realizada uma revisão sistemática de literatura nos bancos de dados Scielo, Google acadêmico e PubMed. Foram selecionados artigos em idiomas português, inglês e espanhol e utilizados os descritores: Yoga; Assistência à saúde mental; Estresse. A yoga apresenta uma proposta indiana de conhecimentos e práticas para exploração dos domínios da mente. Sua prática regular e persistente, oferece ferramentas necessárias para atingir níveis mais profundos da consciência. Em relação à eficácia da prática de ioga na redução dos níveis de estresse, diferentes pesquisas relatam que cerca de 75% das pessoas que a praticam apresentam uma redução considerável do nível de estresse, de acordo com os diversos questionários utilizados para medi-lo. No período de 1999 a 2004 foram encontrados 144 artigos, distribuídos em diferentes categorias de publicação, como carta, editorial, revisões, dentre outras. Do total de artigos, 70% consideraram o yoga como uma ferramenta útil para a saúde, com destaque para o cuidado de pessoas com doenças cardíacas, estresse, asma e com necessidade de cuidados paliativos. No período de 2005 a 2007 foram encontrados 99 novos estudos e em 74 deles (74,74%) o yoga é considerado benéfico e/ou promissor como técnica para aliviar dor e o estresse, aumentar a autoestima, favorecer o autocuidado, a promoção da saúde, a qualidade de vida e a cura. Diante dos dados e resultados obtidos, pode-se comprovar que a yoga é uma prática extremamente benéfica tanto para a saúde mental quanto a saúde corporal.

Palavras-chave: Yoga. Saúde mental. Estresse.

SAÚDE MENTAL: COMO MANTER?

Anna Luiza Pereira Braga; Denise Padilha Abs de Almeida; Luis Henrique Ferreira Silva; Manoel Alipio Beltrão de Albuquerque Neto; Maria Clara Silva Coutinho de Lima; Mariana Lacerda de Oliveira Barros Gomes; Mateus Medeiros Cavalcante; Mateus Oliveira Carvalho; Matheus Mastrianni Lima Medeiros; , Gabriela Muniz de Albuquerque Melo

Apesar de não existir uma definição oficial para o conceito de saúde mental, sabe-se que o termo está relacionado à forma como uma pessoa reage às exigências, desafios e mudanças da vida e ao modo como harmoniza suas ideias e emoções. O trabalho teve como objetivo descrever os fatores que colaboram na manutenção da saúde mental. Foi ralizada uma revisão de literatura nas base de dados da Scielo, Google acadêmico e PubMed. Foram selecionados artigos em português e inglês publicados entre 2000 e 2020, utilizando-se os descritores: Saúde Mental; Transtornos Mentais; Pandemia; Depressão; Ansiedade. A manutenção da saúde mental depende de diversos fatores. Foi comprovado que pequenas atividades diárias e mudanças de hábitos podem amenizar o impacto do estresse, de frustrações e outros diversos sentimentos ou acontecimentos que influenciam negativamente no controle da saúde mental. Fatores como: o autoconhecimento, a criação de uma rotina, uma alimentação adequada composta por uma dieta equilibrada, a higiene do sono, consultas médicas regulares, a prática de exercícios físicos, executar atividades prazerosas que estão diretamente associadas a liberação de dopamina e endorfina, práticas mente-corpo como a meditação e a yoga, o controle do estresse, reforçar os laços de amizade, familiares e espirituais estão diretamente relacionados com a melhoria do estado de saúde mental, já que todos eles relacionados com a sensação de bem estar e consequentemente com a liberação dos “hormônios da felicidade” (dopamina, serotonina, oxitocina e endorfina) no organismo. Foi constatado que atividades relacionadas a sensação de bem estar e fatores de saúde contribuem para a melhora do estado de saúde mental.

Palavras-chave: Saúde Mental. Transtornos Mentais. Autocuidado.

MEDITAÇÃO E ESPIRITUALIDADE

Bárbara Artiles; Claudiana Leão; Guilherme de Azevedo; Isadora Murta Barbosa; Jéssica Maria Barros; João Lessa de Melo; Joice Maria Dos Santos Alves; Juliana Cordeiro; Lorena Firmo Soares; Lucilo José Ribeiro-Neto; Pedro Henrique Ferreira Barbosa dos Santo; Renata Chequeller; Adriane Borges.

INTRODUÇÃO: A meditação e a espiritualidade em sua verdadeira essência são recursos necessários para o bem estar do ser humano, sendo cruciais especialmente em tempos de pandemia. OBJETIVO: Este trabalho teve como objetivo desenvolver um produto para Feira de Ciências do estado de Alagoas-FECIAL junto com os alunos do 6º ano da Escola Estadual Professor Mota Trigueiro, relacionado com o tema que foi abordado sobre saúde espiritualidade. METODOLOGIA: Abordagem prática, cujas ações envolveram a apresentação sobre a temática de meditação e espiritualidade pelos discentes do 1º e 2º períodos do curso de Medicina do Centro Universitário Cesmac para os alunos da Escola Estadual. Através de atividades síncronas e assíncronas “on-line”, as tarefas desenvolvidas incluíram a produção de um jogo de cartas para fundamentação lúdica sobre o tema abordado com posterior divulgação e aplicabilidade em sala de aula. RESULTADOS: As cartas foram montadas juntamente com os alunos tendo como base o conhecimento sobre a temática repassado pelos graduandos aos escolares, permitindo a interatividade e a integralidade, servindo como atividade de revisão e fixação do conteúdo, as quais podem ser usadas para divulgação da temática. CONCLUSÃO: É possível concluir que a prática da meditação nas escolas é avaliada de forma positiva, trazendo benefícios subjacentes, tanto no domínio cognitivo quanto no domínio socioemocional. Adicionalmente, ficou evidente que o produto gerado é uma ferramenta eficaz para revisão e fixação do conteúdo de uma forma lúdica e interativa.

PALAVRAS-CHAVE: Saúde; Tipos de meditação; Jogos lúdicos; Integralidade.

Setas
bottom of page