
Comunidades
TRADICIONAIS

AÇÕES DO NAFRI DURANTE O ANO
Reuniões de planejamento da equipe NAFRI-DH
Programar as ações para 2023, alinhadas aos objetivos institucionais e as demandas dos públicos. As reuniões foram realizadas de forma híbrida, com a presença dos professores/as e discentes que integram o Núcleo, dos Campus de Maceió, Agreste e Sertão.
Eventos em alusão ao Dia Internacional da Mulher
Rodas de conversas, lives e participação no Podcast do Cesmac. Participação do NAFRI no Painel Mulheres Connectadas sobre “Os desafios da mulher no mercado de trabalho inovador e alfabetização digital”.


Fórum de debate “Violência contra a mulher
Reflexões sobre a questão indígena”, no Campus do Sertão, dia 14 de março, com debatedoras: uma enfermeira indígena, a Juíza de Direito e professoras do Cesmac.


Roda de conversa do NAFRI-DH e estudantes do projeto Reconstruindo Laços, no Campus do Agreste, dia 15 de março, com o tema “Mulher na sociedade: sua força, seus desafios”, com mulheres indígenas e docentes do Núcleo.


Participação no evento “Integra Odonto - Povos Tradicionais”, que reuniu todas as turmas do Curso de Odontologia, com apresentação de trabalhos e mostras fotográficas, resultantes de visitas in lócus e pesquisa documental sobre populações indígenas e afrodescendentes.

Reunião com MPF, DPU, FUNAI, SESAI e povo Xukuru-Kariri, dia 18 de julho, em Palmeira dos Índios, para discutir a demarcação da terra indígena.


Realização do I Encontro das Comunidades Quilombolas do Sertão e Agreste, sobre “Direitos e organização das comunidades quilombolas”, com 17 comunidades, organizado pelo NAFRI-DH Cesmac, incluindo mesas temáticas e rodas de conversa sobre realidade socioeconômica, cultural e acesso a direitos.

Realização do II Encontro das Comunidades Quilombolas do Sertão e Agreste alagoano, com 22 comunidades, organizado pelo NAFRI-DH Cesmac, levantando demandas de políticas públicas e direitos para propostas ao Ministério da Igualdade Racial, governo de Alagoas e Prefeituras.

XI WAMAI
Semana da Consciência Negra, de 21 a 23 de novembro, com debates, Mostra Fotográfica, oficina de turbante e apresentação de banners sobre populações tradicionais, envolvendo docentes e discentes do Cesmac.




OUTRAS AÇÕES DO NAFRI DH:
-
Participação no evento Coleções etnográficas e indígenas no Brasil, promovido pelo Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas, com a palestra “Os indígenas e as histórias de Alagoas”.-DH: solenidade de adesão do TJAL ao Pacto Nacional do Judiciário pela igualdade racial.
-
X Workshop Acadêmico Multidisciplinar Afro e Indígena (WAMAI) – Semana do Abril Indígena: atividades nos três Campus do Cesmac, com participação de docentes, discentes e lideranças indígenas. Temática: “Povos Indígenas, Lutas e Resistências: um novo paradigma no século XXI”.
-
Participação do NAFRI-DH: solenidade de adesão do TJAL ao Pacto Nacional do Judiciário pela igualdade racial.
-
Ações do Mednafri: projeto de extensão do Curso de Medicina, vinculado ao NAFRI-DH, atuando na educação e promoção da saúde junto a populações quilombolas, indígenas e comunidades LGBTQIAPN+ em 2023.
-
Promoção de Parcerias Interinstitucionais: reunião com profissionais da Casa Ranquines para firmar parcerias em projetos de extensão e pesquisa com indígenas Warao, migrantes da Venezuela, envolvendo também UFAL, Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Assistência Social.
-
Mediação da palestra sobre “As condições de vulnerabilidade do povo venezuelano Warao”, no Curso de Direito do Cesmac, que teve como expositor Dr. Diego Alves da DPU.
-
Participação de docente do NAFRI-DH, Campus Sertão, na Mesa do VIII Encontro Nacional de Antropologia do Direito (ENADIR-USP), em 19/05, sobre “Sistema de Justiça Indígena”, discutindo direitos indígenas a partir de etnografias da antropologia jurídica e o modelo de Estado brasileiro.
-
Participação da Comissão de Integração Ensino-serviço-comunidade (CIES), da SESAU, para apresentação da experiência do NAFRI-DH, com profissionais de saúde do Estado e municípios, e representantes das instituições de ensino UFAL, Uncisal, Cesmac e Unima.
-
Visitas in lócus às comunidades indígenas e quilombolas: docentes do NAFRI-DH e estudantes realizaram atividades de orientação sobre direitos, políticas públicas e resistências com comunidades indígenas e quilombolas de Alagoas.
-
Colaboração técnica na avaliação institucional do Cesmac e cursos pelo MEC, participando de reuniões, organização de documentos, formação continuada e visitas.
-
Ação integrada de saúde na comunidade quilombola Jacú-Mocó, beneficiando 350 pessoas, organizada pelo NAFRI-DH, Projeto Pet-Saúde e Prefeitura de Poço das Trincheiras.
-
Produção de Documentário sobre comunidades quilombolas de Poço das Trincheiras, em parceria com a Prefeitura, apresentado no WAMAI e usado em diálogo com estudantes de Direito, Enfermagem e Medicina.
-
Mediação de mesa no Encontro das comunidades quilombolas de Poço das Trincheiras, sobre “Direito à Educação Quilombola”, promovido pela Prefeitura, em parceria com o NAFRI-DH/CESMAC
-
Entrevistas periódicas do Coordenador do NAFRI-DH na TV Mar e matérias com prof. Jorge Vieira sobre povos indígenas e quilombolas em Alagoas.
-
Participação na reunião online sobre o Programa a Universidade vai à Escola, juntamente com UNEAL, UFAL e lideranças indígenas.
-
Projeto de Extensão “Reconstruindo Laços” (versão 4), do NAFRI-DH Campus Agreste, visa combater a violência doméstica contra a mulher, disseminar informações sobre a Lei Maria da Penha e promover práticas educativas em Instagram e Teams, permitindo acesso e prevenção em qualquer lugar e horário.
-
Projetos de pesquisa e extensão do NAFRI-DH em 2023 sobre direitos, diversidades e violência, com divulgação em redes e eventos, e reuniões para monitoramento e avaliação.
AÇÕES DO NAFRI NA FECIAL
-
Organização de estandes com vendas de produtos artesanais e alimentícios pelas comunidades quilombolas e indígenas.
-
Apresentações culturais das comunidades quilombolas e indígenas.
-
Rodas de conversas com lideranças indígenas e quilombolas sobre suas vivências e práticas culturais.
-
Apresentação de banner e exposição sobre a história do NAFRI-DH.
-
Apresentação de banner, em parceira com o Pet-saúde Equidade, sistematizando as experiências de letramento sobre racismo, equidade de gênero, maternagem e direitos étnico-culturais.
-
Apresentação de banner com as experiências dos núcleos vinculados ao NAFRI-DH (Mednafri e Nutrinafri).
-
Exposição dos quilombolas e indígenas para os estudantes e professores visitantes da feira, dialogando sobre o significado das práticas culturais e dos objetos comercializados durante a feira.
-
Exposição para as crianças sobre os povos originários e a contribuição dos povos africanos na formação da sociedade brasileira.










