
Núcleos
ACADÊMICOS
COMISSÃO DE BIOSSEGURANÇA E SUSTENTABILIDADE
A Comissão de Biossegurança do Centro Universitário Cesmac, foi criada em 2006, tendo como objetivos normatizar e supervisionar os cuidados de biossegurança das clínicas e laboratórios, desenvolvendo atividades que visem identificar, prevenir, controlar e minimizar os riscos que venham a comprometer a saúde da comunidade acadêmica (discentes, docentes e funcionários), e na ocorrência de acidentes providenciar acolhimento e acompanhamentos adequados, além de elaborar e coordenar o Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde, ampliando ações de preservação ambiental.
NÚCLEO DE INTERNACIONALIZAÇÃO
O Cesmac Idiomas faz parte do Núcleo de Internacionalização (NUI) e oferece cursos de línguas para toda a comunidade acadêmica ou não. Atualmente oferecemos os cursos de língua inglesa e francesa. Nosso objetivo é oferecer um contexto pedagógico de excelência que oriente e desenvolva o ensino e a aprendizagem de línguas. Em nossos cursos nós trabalhamos as quatro habilidades de comunicação de forma não segmentada, a saber: ouvir, falar, ler e escrever.
NÚCLEO AFRO, INDÍGENA E DIREITOS HUMANOS
O Núcleo Acadêmico Afro, Indígena e Direitos Humanos (NAFRI-DH) é um projeto estruturante da Fundação Jayme de Altavila, presente no Centro Universitário Cesmac, na Faculdade Cesmac do Sertão e na Faculdade Cesmac do Agreste, com o objetivo de articular a temática ético-racial nos diversos cursos e espaços institucionais, por meio da pesquisa, da extensão e de atividades acadêmicas em diferentes modalidades. O núcleo promove o intercâmbio institucional sobre a influência e a importância das culturas negras e indígenas na formação do povo brasileiro e suas repercussões, além de integrar ações como cursos, seminários, palestras, conferências, workshops, produção e divulgação de conhecimentos, sistematização de experiências e atividades artístico-culturais voltadas à formação continuada nessas temáticas. Suas atividades envolvem docentes e discentes dos cursos de graduação, do mestrado profissional em Análise de Sistemas Ambientais e do mestrado acadêmico em Direito, bem como professores vinculados às equipes pedagógicas e gestoras das pró-reitorias de ensino, pesquisa e extensão. O núcleo também articula ações com os cursos de pós-graduação e com outros núcleos estruturantes do Cesmac, como Robótica, NUI e NEAD, buscando fomentar um diálogo multi, inter e transdisciplinar em toda a instituição.
NÚCLEO DE INOVAÇÃO E TECNOLOGIA
O Núcleo de Inovação e Tecnologia (NIT) do Centro Universitário Cesmac é o órgão responsável por gerir a política de propriedade intelectual e inovação tecnológica da instituição, contribuindo para o desenvolvimento cultural, tecnológico e social de Alagoas e do país. Sua missão é avaliar as atividades de pesquisa, acompanhar o processo de transformação das criações em inovação e tecnologia, além de promover e gerenciar parcerias com universidades, faculdades, centros de pesquisa e empresas. O objetivo central do NIT é apoiar ações voltadas à inovação tecnológica em todas as áreas da ciência e da tecnologia, com ênfase na proteção das criações intelectuais e nos direitos relacionados à propriedade industrial e cultural. Nesse sentido, o núcleo atua na análise da conveniência de divulgação das criações desenvolvidas no Cesmac, acompanha o processamento de pedidos e a manutenção de títulos de propriedade intelectual, fomenta parcerias com o setor produtivo para transferência ou licenciamento de tecnologias, participa de negociações em projetos de inovação, coopera com instituições de ciência e tecnologia e estimula a criação de empresas de base tecnológica a partir de resultados de projetos, por meio da Incubadora de Empresas.
BIOTÉRIO MÉDICO DE EXPERIMENTAÇÃO ANIMAL
Espaço destinado ao desenvolvimento da ciência norteado pelos princípios de Russell-Burch (1959) dos 3 R’s e pela Lei 11.794 (Lei Arouca) que estabelece os procedimentos para o uso científico de animais.
COMITÊ DE ÉTICA NO USO ANIMAL
O Comitê de Ética no Uso Animal (CEUA) é um grupo multidisciplinar que tem como objetivo avaliar e monitorar a utilização de animais em pesquisas científicas, ensino e outras atividades. Sua principal função é garantir que os princípios éticos sejam respeitados, promovendo o bem-estar animal e assegurando que as pesquisas sejam justificadas e necessárias. O CEUA analisa protocolos de pesquisa, e aulas práticas considerando aspectos como a minimização do sofrimento animal e a busca por alternativas ao uso de animais sempre que possível. A CEUA/CESMAC atende docentes, pesquisadores e alunos (graduandos e pós- graduandos) de todas as unidades de pesquisa que utilizam experimentação animal do CESMAC. É competência da CEUA emitir pareceres acerca de atividades desenvolvidas com animais das espécies classificadas como filo chordata, subfilo Vertebrata.
COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA
Colegiado interdisciplinar e independente, com múnus público, criado para defender os interesses dos pesquisados em sua integridade, dignidade e bem-estar. É responsável pela avaliação e acompanhamento dos aspectos éticos de todas as pesquisas envolvendo seres humanos. São consideradas pesquisas com seres humanos aquelas que envolvam diretamente contato com indivíduo (realização de diagnóstico, entrevistas e acompanhamento clínico) ou aquelas que não envolvam contato, mas que manipule informações dos seres humanos (prontuários, fichas clínicas ou informações de diagnósticos catalogadas em livros ou outros meios).








































































